Destaque

IOC - Instituto de Oftalmologia de Curitiba
-A +A

Cirurgia a laser com precisão personalizada.

O IOC utiliza o excimer laser Allegretto Eye-Q 400 Hz em suas cirurgias. A avaliação do FDA (Food and Drug Administration) considerou esse equipamento como o detentor do maior grau de precisão entre os seus congêneres. É, inclusive, o aparelho que oferece a maior gama de possibilidades de personalização dos tratamentos realizados pelo laser, utilizando as informações do WaveFront – que corrige aberrações de alta ordem; do Topolyzer, que usa um topógrafo para medir irregularidades do relevo corneano e do Oculyzer Pentacam, um tomógrafo ocular que também avalia irregularidades da córnea.

Outra forma de personalizar os tratamentos é o programa F-CAT do laser, que modifica a asfericidade corneana, beneficiando a cirurgia da presbiopia ou vista cansada.

A área de aplicação do laser, ou área de ablação, é personalizada em função do tamanho da pupila de cada paciente, preservando e melhorando a qualidade da visão noturna nos pacientes operados.

Algumas características importantes dos Excimer Laser Allegretto são:
  • Rapidez | Levam apenas dois segundos para corrigir cada grau, minimizando o tempo de exposição da córnea e favorecendo uma recuperação visual mais rápida.
  • Precisão | É conseguida através da tecnologia PerfectPulse. Cada pulso ultrafino do laser é utilizado para esculpir a superfície corneana com precisão máxima.
  • Segurança | A aplicação é garantida pelo Smart Energy Control (Controle Inteligente de Energia). Após sua geração, o raio laser passará por três pontos de checagem no trajeto em direção ao olho. Em cada um desses pontos o nível de energia é aferido e, se necessário, corrigido, para garantir que o feixe mantenha-se com a mesma energia até alcançar o olho.
  • Movimentação Ocular | Seguindo um movimento ocular involuntário durante o tratamento, os disparos do laser são redirecionados para a área correta dos procedimentos numa velocidade de seis milissegundos, após o movimento. Esse é o sistema de rastreamento ocular conhecido como “eye tracker”, processo similar aos dos mísseis balísticos que seguem alvos em movimento.
  • Tamanho dos Disparos | Os disparos medem menos de um milímetro, esculpindo a córnea com extrema precisão. A área de aplicação do laser será alterada de acordo com o tamanho da pupila de cada paciente, o que preservará a qualidade da visão noturna.
  • Evolução | Estudos feitos com o aparelho de WaveFront em pacientes operados com outras tecnologias mostravam que as aberrações ópticas eram mantidas. Foi então criado um novo perfil de ablação para todos os tratamentos convencionais, o WaveFront Optimizado.

Aberrometria | WaveFront | WaveFront Analyzer

Para corrigir a visão utilizando a cirurgia refrativa a laser é preciso primeiramente determinar quais são as irregularidades individuais que limitam a qualidade da imagem retiniana. Os raios luminosos entram no olho como feixes planos conhecidos como frentes de onda (wavefront) e refletem de volta como ondas planas.

Quando o olho e a córnea não compõem um sistema óptico perfeito, os feixes de luz ou frentes de onda refletidos de volta no olho apresentam frentes de ondas irregulares.

O Laser Center do Instituto de Oftalmologia de Curitiba foi a primeira clínica a trazer para o Brasil a tecnologia WaveFront, responsável pela inauguração de uma nova era no tratamento da visão: a dos centésimos de milímetros. O equipamento gera informações com precisão inédita, diagnosticando as imperfeições no caminho óptico de cada olho e transmitindo-as ao Laser Allegretto para que esse possa corrigi-las no momento da cirurgia.

Topolyzer

A córnea é a camada mais superficial do olho e funciona como uma lente importante na focalização das imagens. Algumas doenças ou cirurgias anteriores podem comprometer a regularidade da córnea interferindo na nitidez da visão.

É fundamental uma avaliação precisa para o diagnóstico dos problemas visuais. O Topolyzer é um equipamento concebido especificamente para perceber irregularidades na superfície corneana e informar o laser no momento do tratamento para que esse – além de corrigir o grau – também regularize a superfície ótica da córnea, que tem grande participação na formação de imagens nítidas.

O Topolyzer é muito utilizado na regularização de córneas com ceratocone, pós-cirurgias de miopia com bisturi de diamante, denominada ceratotomia radial, ou em pacientes que foram operados com outras tecnologias a laser e tenham queixas na qualidade da visão diurna ou noturna.

Pentacam | WaveLight Oculyzer

O Allegretto Eye-Q Laser é o único aparelho que realiza tratamentos personalizados pelo tomógrafo Pentacam denominado Oculyzer e é mais uma opção de cirurgia ocular a laser disponível no IOC.

O Oculyzer Pentacam, por ser um tomógrafo do olho, informa com precisão dados do relevo interno da córnea que aumentam a segurança nas indicações das cirurgias assim como a precisão do tratamento.

O Pentacam usa uma máquina fotográfica rotacional que fotografa o olho nos seus 360 graus utilizando o sistema Scheimpflug para alinhamento das imagens. Estruturas do segmento anterior do olho (córnea, câmara anterior, íris e cristalino) são analisadas em 25.000 pontos medidos, gerando imagens tridimensionais.

Essas imagens permitem uma análise detalhada, aumentando a segurança da prescrição cirúrgica e indicando a melhor técnica a ser utilizada. A transparência do cristalino também é informada, viabilizando o diagnóstico precoce de catarata.

ORA – Ocular Response Analyzer

Aparelho que através de um impulso de ar consegue medir a resistência do tecido corneano. Esse dado é importante para a cirurgia refrativa porque as córneas que possuem uma diminuição da sua resistência correm o risco de sofrer uma modificação no seu formato após a cirurgia.

O exame do ORA é indicado para o controle pré e pós-operatório das cirurgias refrativas (Excimer Laser), do glaucoma e para um melhor diagnóstico de córneas com tendência à ectasia.