Especialidades

IOC - Instituto de Oftalmologia de Curitiba
-A +A

Tratamento rápido e seguro para Catarata.

O que é a catarata?

A catarata é uma opacidade que se forma no cristalino, a lente natural do olho, e é causada por uma alteração da proteína que compõe o cristalino. A idade é a causa mais comum, mas a catarata também pode estar relacionada com a longa exposição à luz ultravioleta, à radiação, ao pós-trauma, aos pós-efeitos do diabetes ou ainda ser congênita.

catarata

catarata

Cirurgia de catarata no IOC

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil – a cada ano, são feitas perto de 300 mil cirurgias. O tratamento é ambulatorial.

Cerca de 40% das pessoas com idade superior a 75 anos desenvolvem a catarata em um ou nos dois olhos.

O IOC dispõe, em suas instalações, de um centro cirúrgico moderno, com duas salas de cirurgia, ventiladas com o sistema de circulação de ar através de fluxo laminar; poltronas que se tornam macas cirúrgicas, evitando o deslocamento dos pacientes; microscópios suíços de alta definição; aparelhos de facoemulsificação de alta precisão, enfim, tudo para proporcionar tratamentos mais rápidos e seguros.

O IOC possui ainda uma gama completa das melhores e mais precisas lentes intraoculares quanto ao tipo e modelo específicos, para proporcionar melhores resultados em cada caso.

Acima de tudo, as cirurgias são realizadas por profissionais com larga experiência na especialidade, com mais de 30 mil procedimentos realizados nos últimos 15 anos.

Como acontece em qualquer procedimento cirúrgico, são necessários os exames diagnósticos específicos e completos para a escolha do tratamento ideal para o seu caso.

Catarata: Procedimento Cirúrgico

O procedimento é realizado em um centro cirúrgico especializado, sendo de rápida duração.

catarata-procedimento-cirurgico

A anestesia indicada é a tópica, ou seja, somente gotas de colírio. Você não sentirá dor. Também serão aplicados colírios para a dilatação da pupila.

Na borda da córnea será feita uma incisão de 2,5 mm, através da qual o cristalino será removido e será implantada uma lente intraocular.

Por tratar-se de tratamento ambulatorial, ou seja, sem internação, após a cirurgia o paciente está liberado para voltar para casa. É fundamental a presença de um acompanhante.

Antes de ir para casa, o médico irá passar as receitas e as instruções para o uso dos colírios que irão prevenir inflamações, infecções e ajudar no processo de cicatrização.

O paciente também receberá o manual que contém todas as informações do pré e pós-operatório.

A melhora da visão já é notada no dia seguinte, ainda que o resultado visual final ocorra, normalmente, em 30 dias.

O paciente é liberado para dirigir e voltar ao trabalho dentro de poucos dias, após o procedimento.

É importante lembrar que a visão pode ficar desequilibrada no intervalo entre o tratamento de um olho e do outro.

Tipos de Lentes

Utilizamos uma ampla variedade de lentes intraoculares de excelente qualidade, selecionadas conforme cada caso e de acordo com o resultado de visão pretendido.

O que o Tratamento de Catarata inclui?

  • Cuidadosa avaliação pré-operatória, realizada pela equipe clínica do IOC.
  • Cirurgia feita por especialistas altamente qualificados.
  • Lentes intraoculares de última geração.
  • Acompanhamento pós-operatório e durante todo o período de recuperação.

Se você deseja saber mais sobre o tratamento de catarata e a forma como é conduzido ou sobre outros tratamentos oculares, faça contato conosco pelo telefone (41) 3322-2020 ou pelo formulário do site.