12/1/2022

Exame OCT: Tomografia de Coerência Óptica

No items found.

O Exame OCT (Optical Coherence Tomography ou, em português, Tomografia de Coerência Óptica) é um exame de imagem não-invasivo largamente utilizado na Oftalmologia para avaliação da Córnea (segmento anterior do olho) e da Retina e Nervo Óptico (segmento posterior do olho). Neste artigo, conheça quais as aplicações da OCT e como ela é realizada.[caption id="attachment_6310" align="aligncenter" width="812"]

Exame OCT

Avaliação em alta resolução da Córnea e medida de sua espessura através da OCT.[/caption]

O que é a Tomografia de Coerência Óptica?

Através da penetração de raios de luz na região ocular, o exame OCT é capaz de obter imagem em cortes transversais da região anterior e posterior do seu olho.Se dividirmos anatomicamente nosso olho em Segmentos Anterior e Posterior, no segmento Posterior encontraremos:

  • O Humor Vítreo: tecido gelatinoso e transparente que preenche o espaço do globo ocular entre o Cristalino e a Retina.
  • A Retina: tecido que envolve a região posterior do globo ocular e onde a captação do estímulo luminoso é transformada em impulsos neurológicos que chegam até o cérebro para formar a visão.
  • A Coroide: camada de vasos sanguíneos do olho, entre a Esclera e a Retina, que fornece às células desta última oxigênio e nutrientes.
  • O Nervo Óptico: conjunto de fibras nervosas originados da Retina, que carregarão o impulso nervoso captado após a entrada de raios de luz, até as porções do cérebro responsáveis pela formação e interpretação dessas imagens.

[caption id="attachment_6309" align="aligncenter" width="788"]

Retina na Tomografia de Coerência Óptica

Visualização das diversas camadas da Retina em alta resolução e detalhamento.[/caption]

Para que o Exame OCT serve?

A Tomografia de Coerência Óptica é capaz de detectar e diferenciar as camadas presentes na Retina, bem como mapear sua conformação e espessura. Essas medidas são imprescindíveis na detecção e acompanhamento de diversas doenças que podem afetar a Retina.As principais aplicações da OCT estão na avaliação de Degeneração Macular Relacionada à Idade e à Retinopatia Diabética. Outras Retinopatias (como a causada pela Hipertensão), bem como o Edema Macular e Descolamentos da Retina ou do Vítreo também podem ser avaliados pelo exame.Este exame é a ferramenta mais importante no acompanhamento do tratamento das degenerações maculares tratadas por Injeção Intravítrea. Dada a sua alta resolução de imagem, ele consegue avaliar com grande magnitude as camadas de células da mácula e fóvea, área que concentra a visão de detalhes do olho humano, responsável também pela leitura. Através dos achados deste exame se pode determinar a evolução do tratamento de alguns tipos de degeneração macular, podendo-se determinar o número de aplicações de injeções para esta doença.A OCT também pode trazer informações valiosas no tratamento de portadores de Glaucoma.

Como é realizado o exame?

Antes de realizar o procedimento, seu oftalmologista poderá optar por pingar gotas de colírio dilatador da pupila em seus olhos. Isso permite aumentar o espaço da pupila, o que facilita o exame da Retina.Você então será posicionado sentado na frente da máquina e apoiará o queixo e a testa em um apoio. O aparelho de OCT não encosta no seu olho em nenhum momento do procedimento.O tempo total do exame OCT é de 5 minutos para os dois olhos.Depois do procedimento, devido à dilatação da pupila, você poderá estar mais sensível à luz por algumas horas. Assim, será necessário levar um acompanhante.

Quais as vantagens de utilizar a OCT?

A Tomografia de Coerência Óptica é, hoje, um dos exames mais importantes dentro da Oftalmologia, por uma série de motivos. Além disso, traz vantagens por ser um procedimento não-invasivo, indolor e extremamente seguro. Por utilizar luz coerente, a Tomografia de Coerência Óptica não submete o paciente à radiação ionizante, comum em outros tipos de Tomografia utilizadas na prática médica.A OCT tem transformado a maneira como se realizam diagnósticos de uma ampla gama de doenças oculares, por fornecer imagens em 3D de alta resolução de segmento anterior do olho até a região posterior, oferecendo detalhes da Retina e do Nervo Óptico.Sua aplicação na avaliação de alterações da Córnea é valiosíssima na avaliação de pacientes candidatos à Cirurgia Refrativa no pré-operatório, pois é capaz de visualizar a Córnea com alto grau de detalhes, definir sua espessura e eventuais distorções como o Ceratocone, medir os ângulos corneanos e calcular o poder de refração de Lentes Intraoculares.[caption id="attachment_6308" align="aligncenter" width="811"]

Mapeamento da Retina no Exame OCT

A OCT é capaz de fornecer um mapeamento em 3D da Retina que facilita o diagnóstico e acompanhamento de alterações retinianas com qualidade insubstituível[/caption]A Tomografia de Coerência Óptica é ainda um exame capaz de detectar alterações precoces na estrutura da Retina, o que permite realizar o diagnóstico de algumas doenças em um estágio inicial. Isso porque sua resolução permite diferenciar estruturas com resolução em torno de 3 micrômetros (milionésimos de metro).A OCT também é capaz de avaliar com grande resolução, três das principais causas de cegueira na população (a Retinopatia Diabética, a Degeneração Macular e o Glaucoma) em um único e rápido exame, capaz de detectar alterações precoces e possibilitar um tratamento em estágios iniciais dessas doenças.Antes do surgimento desta tecnologia, só era possível avaliar com detalhes a Retina através da Angiofluoresceinografia. Atualmente, a OCT facilita a avaliação da Retina por ser um procedimento não-invasivo, indolor, rápido e prático, permitindo avaliar Retina, Mácula e Nervo Óptico com qualidade incomparável.Se você precisa realizar uma Tomografia de Coerência Óptica ou apresenta alguma doença que pode ser avaliada por esse exame, agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha realizar sua consulta de avaliação. O IOC conta com aparelhos modernos de OCT e outros vários exames disponíveis para avaliação da sua condição oftalmológica. Estamos aguardando pela sua visita.

Artigos relacionados