Dúvidas frequentes

Sabemos que o tempo é um bem precioso. Por isso valorizamos o atendimento rápido, responsável e de qualidade.

Seus olhos, nosso foco

Dúvidas

Ficou com alguma dúvida ou tem algum receio sobre um tratamento?
Pesquise ou consulte nossa sessão de perguntas frequentes!

É necessária a presença de um acompanhante para a consulta oftalmológica?

Caso venha dirigindo, aconselhamos a presença de um acompanhante, uma vez que os colírios utilizados nos exames podem afetar a visão por um período de tempo (colírios de dilatação da pupila).

Qual o índice de sucesso no tratamento da visão a laser no IOC?

O maior indicador de sucesso para nós é oferecer a cada paciente o melhor resultado. Mais de 97% de nossos pacientes são capazes de dirigir sem óculos após a recuperação da cirurgia refrativa a laser.

Qual é o custo da cirurgia ocular a laser no IOC?

Assim como os seus olhos, cada plano de tratamento cirúrgico será diferente em cada caso. Isso quer dizer que podemos recomendar a você o melhor tratamento, com suporte de uma ampla gama de convênios credenciados, ou por reembolso, além de condições especiais de pagamento.

O IOC reforça muito a tecnologia. Mas quais são os benefícios diretos dela para minha visão?

Graças aos avanços tecnológicos, podemos tratar casos com contraindicações em outras clínicas. Tratamos córneas mais finas, delicadas ou irregulares.Também podemos contribuir para melhorar a sua visão corrigindo intervenções com tecnologias mais limitadas do passado.

Que tipos de exames são feitos antes de uma cirurgia no IOC?

Para um diagnóstico preciso, incluímos como rotina em todo o pré-operatório os exames de WaveFront, Ocular Response Analyzer (ORA), Oculyzer Pentacam e Topolyzer (para topografias), todos disponíveis dentro do próprio IOC.

O que preciso fazer antes da consulta?

Pedimos que faça um agendamento de horário para consulta via whatsapp, pelo telefone [41] 3322-2020 ou pelo formulário do site. Além disso, solicitamos que não use lentes de contato no dia da consulta, já que elas podem afetar os resultados dos exames que iremos realizar.

Como saber se sou candidato para cirurgia ocular a laser?

Nossa equipe avaliará seu caso com cuidado e honestidade. Hoje muitos casos que não eram tratáveis no passado podem ser operados, graças ao avanço das tecnologias e dos profissionais.

Como faço para encontrar o médico certo para cirurgia ocular a laser?

Um dos aspectos mais importantes da cirurgia ocular a laser é encontrar a clínica certa. Há muitos fatores a serem considerados, incluindo a experiência do médico e a tecnologia utilizada. Visitar médicos, pesquisar cirurgiões e compará-los pode ajudar na escolha do médico ou clínica com a qual você se sente mais confortável. Ao consultar um médico, é bom preparar previamente as suas questões.

Caso eu seja considerado(a) inapto(a) para a cirurgia a laser, terei outras opções?

A equipe altamente capacitada do IOC é capaz de aconselhar e realizar outros tratamentos para a correção da visão que não utilizem o laser, caso esse procedimento seja contraindicado para você. Seu oftalmologista irá aconselhá-lo quanto às opções, baseado nos dados detalhados da sua consulta e dos seus exames.

Disseram-me que não posso fazer a cirurgia ocular a laser. Mesmo assim vale a pena passar pelo IOC?

Clínicas oftalmológicas têm critérios diferentes para o tratamento dos pacientes. Em casos mais complexos para os quais a cirurgia a laser era contraindicada anteriormente é possível fazer uma reavaliação e confirmar ou não a contraindicação. Tenha certeza de que no IOC você conta com toda a infraestrutura, equipe e atenção para isso.

A cirurgia ocular a laser dói?

O tratamento é totalmente indolor. Contudo, pode ser que você sinta algum desconforto e lacrimejamento por algumas horas após o procedimento.

Os dois olhos podem ser corrigidos ao mesmo tempo?

Hoje em dia, sim. A maioria dos pacientes trata os dois olhos no mesmo dia.

Eu tenho córneas finas. Isso significa que devo fazer um tratamento com PRK em vez de SMILE ou LASIK?

A cirurgia mais adequada para você também depende da sua prescrição e de outras condições pré-existentes - como a síndrome do olho seco. Se você não for elegível para o LASIK, uma possível solução pode ser PRK/LASEK ou SMILE. Ambas as aplicações podem ser alternativas para aqueles com córneas finas ou casos mais graves de miopia. Os candidatos também incluem aqueles que podem estar em alto risco de complicações de flap (por exemplo, certas modalidades de  trabalho, esportes ou hobbies intensos ou que envolvam contato). Seu oftalmologista poderá recomendar o melhor procedimento de cirurgia ocular a laser para seu caso específico.

Em quanto tempo poderei enxergar bem após a cirurgia da visão a laser?

A reabilitação visual após o tratamento é rápida. A maioria das pessoas alcança boa visão logo após a cirurgia, com melhorias contínuas dentro de duas a três semanas.

Quais são as minhas chances de enxergar tão bem quanto quando uso óculos ou lentes de contato após a cirurgia a laser?

Cada organismo é diferente e nem todos alcançarão uma visão perfeita após a cirurgia. Entretanto, uma revisão global do LASIK de 2009, descobriu que mais de 95% dos pacientes de LASIK de 1995 a 2003 estavam satisfeitos com o resultado de sua cirurgia.

Por quanto tempo duram os resultados da cirurgia ocular a laser?

Os efeitos do tratamento a laser são permanentes, mas seus olhos podem mudar com o tempo. Por isso, a cirurgia é recomendada apenas após os 18 anos, quando a maioria das alterações consideráveis na visão já aconteceram.

Existem efeitos secundários, a longo prazo, causados pela cirurgia a laser?

A cirurgia ocular a laser vem sendo realizada há mais de 25 anos e as complicações documentadas são em casos isolados.. Foram relatadas queixas como ofuscamento, cicatrização tardia e brilho noturno (halos), porém, são raras e em quase todos os casos podem ser tratadas.

Posso precisar de múltiplos tratamentos de laser?

Em mais de 97% dos casos, um único tratamento é suficiente. Em casos que apresentam anomalias na cicatrização, podem persistir graus residuais. Se isso ocorrer, recomendamos que dentro do período de um ano você faça o que chamamos de “retratamento”, sem custos, para a correção do grau residual.

Se minha visão mudar mais tarde, posso repetir a cirurgia ocular a laser?

Geralmente, um aprimoramento pode ser uma solução para as alterações da visão que ocorrem mais tarde na vida. Nossos especialistas irão reexaminar seus olhos na hora de encontrar uma solução de visão adequada para você.

Marque uma consulta. Saiba como o IOC pode transformar a sua vida.