Capsulotomia Posterior por YAG Laser: o que é, como funciona e recuperação

No items found.

Se você realizou uma cirurgia de Catarata em algum momento da sua vida, é possível que sua visão torne-se embaçada novamente. A principal causa para o surgimento deste problema é chamada opacificação da cápsula posterior, também chamada de Catarata secundária ou a Catarata que volta após a cirurgia. Estes casos são tratados com o procedimento conhecido pelo nome de Capsulotomia Posterior por YAG Laser.

Capsulotomia Posterior por YAG Laser

O que é a Capsulotomia Posterior?

A Catarata, como sabemos, é o nome dado ao processo de opacificação do Cristalino, a lente interna presente em nossos olhos. Com isso, o portador de Catarata passa a ter o sintoma de visão turva ou embaçada, dentre outros sintomas.Durante a cirurgia de Catarata, o seu cirurgião oftalmológico irá remover o Cristalino opacificado e realizar a sua substituição por uma Lente Intraocular, que irá substituir a função do Cristalino removido. Quando o Cristalino natural é removido dos olhos, a cápsula que o envolve é preservada para abrigar no seu interior a nova Lente Intraocular.Este saco capsular que envolve o Cristalino, após alguns anos da cirurgia, pode perder a sua transparência, fazendo a visão embaçar novamente.Quando isso acontece, um procedimento simples, com uso do chamado YAG Laser, é utilizado para realizar uma abertura na cápsula posterior opaca, permitindo que a luz volte a entrar novamente através do olho e alcançar a Retina. Com isso, é possível devolver a nitidez da visão ao paciente com opacificação da cápsula posterior.

Como é realizado o procedimento?

A Capsulotomia Posterior é um procedimento muito simples, rápido, seguro e indolor. Ela é realizada no consultório, após a dilatação da pupila. Poucos disparos de YAG Laser realizados em alguns segundos restabelecem prontamente a visão. Em geral, ele tem uma duração total de 5 minutos e a anestesia é realizada através de gotas de colírio.

Capsulotomia por YAG laser: cuidados no pós-operatório e recuperação

Já será possível retornar às atividades normais, inclusive dirigir, após o procedimento. A visão é prontamente melhorada, devendo chegar à mesma nitidez alcançada após a cirurgia de Catarata em poucas horas.O uso de colírios especiais pode ser indicado em alguns pacientes no período de recuperação, especialmente naqueles com predisposição ao Glaucoma ou a doença já diagnosticada. Esses colírios são geralmente necessários para evitar o aumento da Pressão Intraocular, fator que pode desencadear ou agravar um Glaucoma pré-existente.

Existem complicações da Capsulotomia Posterior?

Como qualquer procedimento cirúrgico, a Capsulotomia Posterior não é livre de complicações. Porém, com a evolução da tecnologia envolvida no uso do YAG laser e no tratamento da opacificação da cápsula posterior, esse tratamento tornou-se muito seguro.O Descolamento de Retina pode acontecer em 1,9% dos casos e os sintomas incluem turvação visual, moscas volantes (pontos escuros que flutuam ou se movem no campo de visão) e a percepção de faíscas súbitas de luz. Outra complicação, também rara, é o Edema Macular Cistoide, consequente a um processo inflamatório exagerado após a cirurgia de Catarata ou a Capsulotomia. Nestes casos, o sintoma também é a visão embaçada. Além destas, outras complicações também raras incluem o aumento da Pressão Intraocular que pode levar a uma crise de Glaucoma.Através de uma avaliação pré-operatória de qualidade e seguindo as recomendações do seu médico oftalmologista durante a recuperação após a Capsulotomia Posterior por YAG Laser, é possível reduzir significativamente o surgimento destas complicações.Se você já realizou a sua cirurgia de Catarata e está sentindo a visão embaçada, ou se já tem a indicação de realizar uma Capsulotomia Posterior, o IOC pode te ajudar. Nós temos uma equipe de oftalmologistas experientes no tratamento dessa doença e tecnologia de ponta para realizar o tratamento com o YAG Laser. Agende sua consulta ligando para o telefone (41) 3322-2020 e estaremos aguardando por você.

Artigos relacionados