12/1/2022

Cirurgia da Presbiopia a laser: benefícios do tratamento

No items found.
cirurgia da presbiopia por laser

A Presbiopia, conhecida popularmente por Vista Cansada, é uma das principais razões pelas quais algumas pessoas começam a sentir dificuldades para enxergar de perto a partir dos 40 anos. Nesses pacientes, a sensação é de que os braços ficaram curtos para afastar o que está tentando ser lido e que a distância deles não é mais suficiente para focar na leitura. Porém, a boa notícia é que esta não precisa ser uma condição permanente. Além dos tradicionais óculos e lentes, é possível realizar, hoje, a cirurgia da Presbiopia a laser. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O que é a Presbiopia?

A Presbiopia é uma doença oftalmológica que surge como resultado do envelhecimento natural dos olhos. Com o tempo, o Cristalino (uma das nossas lentes internas do olho) começa a perder sua elasticidade e a consequência é a perda gradual do mecanismo de acomodamento, prejudicando a visão de perto. A maioria das pessoas começa a sentir os efeitos da Presbiopia por volta dos 40 anos. A partir daí, o grau progride até aproximadamente os 60 anos.Por estar associada à idade, muitas pessoas acreditam que os "óculos de vovô(ó)" são inevitáveis. Mas a verdade é que a Presbiopia tem tratamento definitivo através da cirurgia. Mesmo depois de alguns anos dependente das lentes corretivas, é possível se livrar dos óculos.

Como funciona a cirurgia da Presbiopia por laser?

A cirurgia de Presbiopia a laser é realizada com uma moderna tecnologia que consiste em modificar a curvatura da Córnea, aumentando o seu poder de refração. O laser é aplicada no centro da Córnea, a área mais utilizada para a visão de perto. Esse mecanismo ainda pode ser potencializado quando se induz um grau de Miopia em um dos olhos, permitindo que o cérebro faça a fusão das imagens de ambos os olhos, dando conforto e funcionalidade para a visão tanto de perto como de longe. Essa cirurgia é feita com o mesmo laser usado para corrigir os outros Defeitos de Refração: a Hipermetropia, a Miopia e o Astigmatismo.

Por que a cirurgia de Presbiopia é pouco difundida?

Para que a cirurgia de correção da Presbiopia a laser seja realizada, é necessário técnica e tecnologias específicas que determinam o sucesso deste tratamento. Uma maior quantidade de exames é necessária, gasta-se mais tempo de orientação cirúrgica sobre este tratamento e um acompanhamento pós-operatório de qualidade.Em clínicas onde essas características estão presentes, como no IOC, os resultados da técnica são muito efetivos: o conforto e eficiência do tratamento são duradouros e ainda há a vantagem de ser possível postergar a cirurgia de Catarata.Neste âmbito, a correção a laser é um excelente tratamento da Presbiopia para quem tem menos 60 anos.

O resultado é 100% satisfatório?

A grande maioria das pessoas com Presbiopia tem o privilégio de poder ser operada por essa técnica, após uma entrevista e uma rotina criteriosa de exames. A partir de então, apenas 3% das pessoas operadas com a cirurgia da presbiopia por laser precisarão usar óculos para situações como leitura prolongada ou dirigir à noite. O restante dos pacientes não precisará de óculos nem mesmo nestes momentos.Portanto, a cirurgia da Presbiopia por laser é indicada para a maioria dos pacientes portadores dessa condição. Apesar de não ser largamente utilizada, ela é extremamente segura e devolve a qualidade de vida aos pacientes. Com o auxílio do seu oftalmologista de confiança, todas as suas dúvidas serão sanadas e em pouco tempo você estará livre dos óculos.Está pensando em fazer a cirurgia da Presbiopia por laser ou apresenta sintomas da doença? O IOC tem uma equipe de oftalmologistas altamente experiente no tratamento dessa doença e uma tecnologia de ponta para a avaliação pré-operatória e para o procedimento cirúrgico. Se você deseja conhecer o que temos a oferecer, agende sua consulta através do formulário abaixo que entraremos em contato com você em breve. Estamos aguardando por você!

Artigos relacionados