Cirurgia de Astigmatismo a laser: como funciona?

No items found.

Você já ouviu falar sobre a cirurgia de Astigmatismo a laser? O Astigmatismo, um Erro de Refração, causa um desfoque na visão tanto de perto quanto de longe, diferentemente da Miopia ou Hipermetropia, que causam dificuldade para enxergar objetos distantes ou próximos, respectivamente. Muitas pessoas ainda acham que o Astigmatismo ainda não é corrigido pelo laser e, por desconhecer o tratamento, acabam convivendo com esta dificuldade, ficando presos ao uso de óculos ou lentes de contato. Nesse artigo, vamos explicar quais são as modalidades de cirurgia a laser para Astigmatismo que podem ser realizadas.

Lasik e PRK – os dois tipos de cirurgia de Astigmatismo a laser

Os Vícios de Refração incluem:

  • A Miopia (dificuldade para enxergar de longe);
  • A Hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto);
  • A Presbiopia (dificuldade para enxergar de perto que geralmente surge a partir dos 40 anos);
  • O Astigmatismo (quando ocorre uma distorção das imagens).

O Astigmatismo muito frequentemente encontra-se associado à Miopia ou à Hipermetropia. Porém, em certos casos, é o único defeito da visão existente.A evolução da tecnologia da cirurgia a laser permite hoje corrigir também o Astigmatismo. Os dois tipos de Cirurgia Refrativa a Laser mais utilizados do mundo para correção dos Erros de Refração são o LASIK e a cirurgia PRK, também chamado de Transepitelial de Superfície ou Cirurgia de Superfície. As duas técnicas são muito eficientes para a correção de baixos ou altos graus de Astigmatismo. A diferença entre as duas técnicas está somente no preparo da córnea para receber o laser. Uma vez escolhida a técnica de acesso, o tratamento com o laser é exatamente o mesmo nas duas técnicas.[arve url="https://www.youtube.com/watch?v=xP8ELXebivY" title="Cirurgia ocular refrativa a laser LASIK: conheça a técnica" description="A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser." /]

Como funciona a cirurgia PRK?

O tratamento Transepitelial de Superfície ou PRK é feito 100% pelo laser, sem contato de outros instrumentos com o globo ocular. Este tratamento é indicado para pessoas que possuem córneas mais finas ou graus muito elevados. A aplicação do laser é feita em dois estágios: no primeiro, o laser remove o epitélio, a camada mais superficial da córnea, para a seguir corrigir o grau do Astigmatismo. As cirurgias refrativas a laser (PRK ou LASIK) usam uma tecnologia de alta precisão, que rastreiam e seguem qualquer movimento involuntário do olho, assegurando que cada disparo do laser atinja precisamente o local da córnea planejado.A cirurgia ocorre da seguinte forma: o laser é aplicado por 30 segundos para remover o epitélio corneano, e imediatamente na sequência inicia a correção do grau de Astigmatismo.O tratamento a laser é muito rápido, pois cada grau de Astigmatismo é corrigido em apenas dois segundos. Oito minutos é o tempo médio necessário para completar o tratamento dos dois olhos. O paciente retorna para casa imediatamente após o término do tratamento sem curativos e não há a necessidade de se fazer pontos de sutura. No pós-operatório, será indicado o uso de colírios durante alguns dias. No IOC, nós dispomos de uma técnica de PRK modificado, que reduz significativamente o desconforto que esta técnica causa no pós-operatório.O período de reepitelização (reconstrução do Epitélio da córnea) de um tratamento Transepitelial é de quatro dias. Durante este período, uma lente de contato será usada para proteção dessa região.

Como a cirurgia LASIK funciona?

O LASIK, assim como o PRK, é uma cirurgia ocular refrativa a laser, usada no tratamento do Astigmatismo e dos outros Erros de Refração. É atualmente a técnica mais realizada no mundo e 98% das pessoas que se submetem a uma Cirurgia Refrativa têm indicação do LASIK. Diferentemente do PRK, o LASIK utiliza um aparelho chamado microcerátomo, de precisão milimétrica, para cortar a camada mais superficial da córnea, criando uma aba ou flap, que irá expor a área mais interna da córnea (chamada de estroma), que será modificada pelo laser.A recupreção do LASIK é mais rápida que a do PRK. Ao término da cirurgia o paciente já consegue enxergar seu nome na escala cirúrgica. No dia seguinte, já pode vir dirigindo ao consultório para a primeira consulta de pós-operatório. Existem alguns cuidados no pós-operatório da Cirurgia Refrativa. Por exemplo, o uso de computador esta liberado para o dia seguinte, porém com moderação. Esportes como a natação podem ser retomados após 15 dias, e esportes de contato físico rigoroso como o futebol podem ser praticados a partir de 30 dias do pós-operatório.Portanto, a cirurgia de Astigmatismo a laser, tanto pela técnica PRK com pelo LASIK, funciona de maneira muito segura e rápida. Tudo é feito no espaço de apenas um dia e o procedimento dura poucos minutos, com mínimo desconforto pós-operatório. O IOC dispõe de uma equipe de oftalmologistas experientes na Cirurgia Refrativa que poderá realizar a melhor indicação de tratamento para o seu Astigmatismo ou para outras doenças. Agende uma consulta conosco pelo formulário abaixo e venha conhecer o que temos a oferecer!

Artigos relacionados