12/1/2022

Cirurgia de Miopia: existe grau mínimo para operar?

No items found.

A Miopia é um erro de refração do olho, que ocasiona uma dificuldade para enxergar objetos à distância. É um dos problemas de visão mais comuns no mundo: hoje, estima-se que em torno de 30% da população mundial apresente este distúrbio. Além disso, pesquisas indicam que a sua prevalência está aumentando e, em 2050, em torno de 50% da população mundial será portadora de Miopia. Hoje, o principal tratamento definitivo para a Miopia é a Cirurgia Refrativa Ocular a Laser. Ao longo do nosso site, temos uma série de artigos respondendo dúvidas sobre o assunto. Uma delas é: qual o grau mínimo para a Cirurgia de Miopia?

Cirurgia de Miopia: grau mínimo

A resposta é: depende!

O fato é que o incômodo de usar óculos não é diferente de uma pessoa que tem pouco grau, ou muito: a mesma que tem pouco grau, seu o óculos, não tem a nitidez que espera com a sua visão.O grau mínimo sugerido para cirurgia é a partir de 0,5 grau. A partir daí a tecnologia de Cirurgia Refrativa tem plena condição de realizar a correção do grau.A partir de 0,5 grau, não existe um ponto de corte definitivo, cientificamente validado, para indicar ou não a possibilidade de se realizar a Cirurgia Refrativa para correção da Miopia. Tudo depende de como a visão é utilizada e da avaliação de importantes aspectos do dia-a-dia do paciente.Um exemplo prático é imaginar a dificuldade que um policial, durante uma ação potencialmente perigosa, pode enfrentar ao portar uma arma e ter que se deslocar rapidamente, enquanto usa um óculos. Mesmo que sua Miopia tenha um grau pequeno, como -0,25 D ou -0,5 D (“meio grau”), a necessidade de usar óculos nesta situação atrapalha-o no desempenho da sua profissão.Em contrapartida, o mesmo grau pode não causar nenhum transtorno para um profissional que precise trabalhar frente ao computador ao longo de seu turno.Portanto, independente do grau de Miopia (ou de Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia) que você tenha, se o uso de óculos ou lentes de contato cause algum incômodo na sua rotina, você é um potencial candidato a realizar o procedimento.

A indicação para cirurgia de Miopia depende de outros fatores

Após essa avaliação criteriosa sobre o impacto do uso de óculos e lentes de contato no seu dia-a-dia, você deve realizar uma série de exames pré-operatórios para saber se o seu olho pode passar pelo procedimento da Cirurgia Ocular a Laser.Durante esta avaliação, será possível avaliar fatores que realmente impactam na indicação ou contraindicação ao procedimento, como a espessura da sua Córnea.Este e outros valores são calculados através de exames como a Tomografia de Córnea, que é realizado no IOC através do Pentacam.

Como posso saber se sou candidato à Cirurgia Refrativa?

A resposta só pode ser dada após esta avaliação criteriosa.Pensando nisso, o IOC criou uma Linha Expressa de Atendimento. Através dela, você pode ter mais facilidade e praticidade na hora de saber se é um candidato à Cirurgia Ocular a Laser e quais as suas opções, recebendo ao final um orçamento personalizado, caso seu plano não dê cobertura ao procedimento.A Linha Expressa é um sistema diferenciado de atendimento, com mais agilidade na recepção, sem senhas, guias ou liberações. Basta agendar através do telefone (41) 3322-2020.Estaremos aguardando por você!

Linha Expressa IOC

Artigos relacionados