Cirurgia ocular a laser: Tudo o que você precisa saber

Dr. Luiz

A cirurgia ocular a laser é indicada para corrigir desde miopia, hipermetropia e astigmatismo, até outros problemas mais graves e complexos.

Ela revolucionou a correção de problemas de visão, trazendo mais segurança e eficácia do que os métodos antigos.A cirurgia ocular a laser transformou a vida de milhões de pessoas pelo mundo e, neste artigo, explicaremos com profundidade todos os aspectos dessa técnica.

Você sente medo de realizar a cirurgia a laser? Então, veja esse vídeo:

Toque AQUI e conheça o IOC.


Cirurgia ocular a laser: o que é?

A cirurgia ocular a laser é um procedimento inovador que utiliza tecnologia de ponta para corrigir uma ampla gama de problemas de visão. 

Ao contrário dos métodos tradicionais, que envolvem o uso de lâminas ou outros instrumentos cirúrgicos, a cirurgia ocular a laser é minimamente invasiva e oferece resultados precisos e rápidos.

Durante o procedimento, o paciente é devidamente anestesiado e mesmo permanecendo acordado, não sente dores e se mantém relaxado.

Então, o cirurgião utiliza um dispositivo chamado microcerátomo ou um laser de femtossegundo para criar uma fina camada na córnea, permitindo o acesso à área a ser tratada.

Em seguida, o laser é aplicado na região afetada, removendo ou remodelando o tecido corneano conforme necessário.
A precisão do laser é realmente alta, permitindo que o cirurgião corrija problemas como a miopia, hipermetropia e astigmatismo com precisão e segurança. 

Após a aplicação do laser, a camada da córnea é reposicionada no lugar, e o processo de cicatrização tem início.

É importante ressaltar que a cirurgia ocular a laser é um procedimento rápido, geralmente levando apenas alguns minutos por olho.

Afinal, como funciona a cirurgia ocular a laser?

A cirurgia ocular a laser exige, primeiramente, uma avaliação completa realizada por um oftalmologista que analise a saúde ocular, grau do problema de visão e elegibilidade do paciente para a cirurgia.

O procedimento conta com diferentes tipos de tecnologia e as principais são LASIK, iLASIK e PRK. 

Cada uma com suas particularidades, onde somente um oftalmologista profissional pode definir o tipo ideal para você.
A seguir, veremos um pouco mais sobre as opções citadas.

LASIK

Na cirurgia a laser nos olhos a partir da LASIK, o oftalmologista utiliza um laser de femtossegundo para criar uma fina "aba" na córnea.
Essa abertura é cuidadosamente levantada, deixando o tecido corneano à mostra para, assim, um laser de excimer remover camadas microscópicas desse tecido.
Esse processo permite a remodelação da curvatura da córnea para que a luz seja focalizada adequadamente na retina, melhorando a qualidade da visão.

Após a correção, a aba da córnea é cuidadosamente reposicionada, onde se fixa naturalmente sem a necessidade de pontos. A LASIK costuma ter uma recuperação mais rápida em comparação com os outros tipos, porém, apesar de já apresentar melhoras na visão imediatamente, para ter o resultado completo, é preciso aguardar algumas semanas.

iLASIK

Já a iLASIK é uma versão aprimorada do LASIK tradicional, fornecendo resultados ainda mais precisos e eficazes.
Ela utiliza uma combinação de tecnologias avançadas para criar um mapa tridimensional detalhado da córnea do paciente em questão.

Essa análise personalizada permite que o oftalmologista planeje e execute a cirurgia com uma precisão ainda maior, considerando as características únicas de cada olho.
Aqui, camadas microscópicas de tecido corneano são removidas com ainda mais precisão, conforme as informações obtidas na análise personalizada.

Muitos pacientes experimentam uma melhora quase imediata na visão após o procedimento, e alcançam resultados visuais estáveis em um curto período.

PRK

A cirurgia a laser nos olhos a partir de PRK, também possui a função de corrigir a visão e, embora seja menos comum do que a LASIK, é uma opção viável para pacientes que possuem características oculares específicas.

Esse método, ao contrário do LASIK, remove diretamente a camada superficial da córnea, conhecida como epitélio. O que permite ao cirurgião acessar e remodelar o tecido corneano subjacente.

Após a conclusão do procedimento, uma lente de contato é colocada como curativo sobre o olho para proteger a área tratada.
No processo de cicatrização, o novo epitélio se regenera naturalmente em alguns dias ou semanas, substituindo o curativo.

A cirurgia com o PRK tem uma recuperação lenta em comparação com o LASIK, pois, para a conclusão, o novo epitélio precisa crescer e se estabilizar completamente.

Durante esse período, é comum experimentar (de forma temporária) efeitos como: visão borrada, sensibilidade à luz e desconforto.

Quais os riscos da cirurgia a laser nos olhos?

A cirurgia a laser nos olhos é considerada segura e eficaz, mas como qualquer procedimento médico, existem riscos associados a ela. A grande parte desses riscos, envolvem um período muito importante em toda cirurgia: o pós-operatório.

Esse tipo de procedimento, exige o cumprimento rigoroso das orientações pós-operatórias para evitar problemas como infecções e olho seco.

Algumas pessoas podem sentir flutuações na visão após a cirurgia, incluindo visão embaçada, halos ao redor das luzes ou dificuldade em enxergar à noite.
Esses sintomas geralmente diminuem com o tempo, pois os olhos se adaptam à nova correção.

Em casos raros, podem ocorrer complicações mais específicas, como: cicatrizes corneanas, irregularidades na superfície corneana ou enfraquecimento da córnea.

Quanto tempo de repouso após cirurgia?

O repouso e o pós-operatório tem relação direta com o tipo de cirurgia realizada, e pode variar de alguns dias até algumas semanas.

No entanto, aqui estão algumas orientações gerais que costumam ser indicadas nesse período:

  1. Repouso imediato: Fechar os olhos e evitar esforço visual, como ler, usar dispositivos eletrônicos ou assistir televisão.
  2. Uso de óculos de proteção: Para proteger os olhos contra poeira, sujeira e luz intensa durante o período de recuperação. 

Evitar ambientes com riscos: Durante a recuperação, é aconselhável evitar ambientes com alto risco de infecção, como piscinas, banheiras de hidromassagem e saunas.

Requisitos para a cirurgia ocular a laser.

A cirurgia ocular a laser é possível para pacientes que atendem os seguintes requisitos:

  • Ter idade superior a 18 anos.
  • Possuir grau dos óculos ou lente de contato estável (variações mínimas não contraindicam a cirurgia).
  • Não ter doença ocular ou sistêmica que contraindique a cirurgia.
  • Em caso de gestação ou amamentação, o recomendado é adiar o procedimento.

Existem diversos outros requisitos, porém, somente o acompanhamento profissional de um oftalmologista pode indicar a elegibilidade do paciente para o procedimento.

Onde fazer exames oftalmológicos?

O IOC (Instituto de oftalmologia de Curitiba) tem o que há de mais moderno em tratamentos oftalmológicos. 

Somos especializados em ajudar você a ver o mundo sem óculo e prezamos pela inovação e tecnologia para transformar vidas.

Toque no botão abaixo e conheça o IOC.

Artigos relacionados