18/1/2022

Glaucoma: como é o tratamento?

Dr. Luiz

O glaucoma tem tratamento, porém, é uma doença ocular progressiva e silenciosa, que representa uma das principais causas de cegueira em todo mundo.

Muitas vezes associado ao aumento da pressão intraocular, o glaucoma exige cuidados específicos para evitar a perda irreversível da visão, caracterizada por danos no nervo óptico.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados caso tivessem diagnóstico precoce. 

Felizmente, o avanço da medicina e da tecnologia oftalmológica tem proporcionado uma variedade de opções de tratamento para essa condição, oferecendo esperança e melhor qualidade de vida aos pacientes.

Nesta redação, exploraremos o glaucoma e seus principais métodos de tratamento, desde opções convencionais até as mais recentes inovações médicas.

Glaucoma tem tratamento?

Quando diagnosticado precocemente, o glaucoma tem um tratamento eficaz, oferecendo esperança aos pacientes e preservando sua saúde ocular.

É importante destacar que, embora não haja cura definitiva para o glaucoma, existem diversas abordagens terapêuticas que visam controlar a progressão da doença e minimizar os danos ao nervo óptico.

Por meio dos tratamentos adequados, é possível retardar o avanço da doença, reduzindo a pressão intraocular e conservando a visão.

É importante ressaltar que o sucesso do tratamento do glaucoma está intrinsecamente ligado à detecção precoce da doença.

Caso queira se aprofunda ainda mais no assunto, confira o vídeo feito pela Dra. Lidia Mori Peres (CRM: 29480), especialista em glaucoma (RQE: 15248) e integrante da nossa equipe.

Como é o tratamento?

A principal forma de tratar o glaucoma é diminuir a pressão intraocular para impedir que a lesão do nervo óptico aconteça. 

Lembrando que, tão importante quanto o tratamento, é a prevenção e a detecção do quadro com máxima antecedência. 

Exames oftalmológicos regulares e a conscientização sobre os fatores de risco são fundamentais para identificar o glaucoma em seus estágios iniciais, possibilitando intervenções terapêuticas mais efetivas.

No IOC (Instituto oftalmológico de Curitiba), uma vez diagnosticada a doença, o paciente receberá orientações médicas e solicitações de exames que podem ser realizados na própria clínica para maior conforto e segurança do tratamento.

Principais formas de tratar o glaucoma.

Dentre as formas de tratar o glaucoma, destacamos: terapias medicamentosas, procedimentos cirúrgicos e o tratamento a laser.

A escolha do método mais indicado para o seu caso dever ser realizada junto a um oftalmologista de sua confiança.

É importante seguir rigorosamente as instruções de cada método ou medicamento e manter o acompanhamento oftalmológico regular.

Segue abaixo algumas formas para tratar o glaucoma:

Terapias Medicamentosas

São frequentemente a primeira linha de tratamento para o glaucoma. 

Os medicamentos para o glaucoma podem ser administrados na forma de colírios ou comprimidos. 

No caso dos colírios, eles são aplicados diretamente nos olhos e ajudam a diminuir a produção de humor aquoso (líquido intraocular) ou aumentam sua drenagem, diminuindo assim a pressão intraocular. 

Procedimentos Cirúrgicos.

Quando o controle da pressão intraocular não é alcançado com o uso de medicamentos, o médico oftalmologista pode recomendar procedimentos cirúrgicos para tratar o glaucoma. 

Existem diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis, cada uma com seus próprios objetivos e benefícios.

Trabeculoplastia a Laser:

Nesse procedimento, um laser é usado para aumentar a drenagem do humor aquoso, reduzindo assim a pressão intraocular de forma rápida e eficiente.

Trabeculectomia:

É uma cirurgia que cria uma nova abertura no olho para permitir que o líquido intraocular seja drenado, também aliviando a pressão criada pela presença do humor aquoso.

Implante de Tubo de Drenagem:

Um pequeno tubo é implantado no olho para ajudar a drenar o excesso de líquido e reduzir a pressão.

Tratamento a Laser

Além da trabeculoplastia a laser, já mencionada acima, existem outros procedimentos a laser utilizados no tratamento do glaucoma. 

O laser pode ser usado para realizar a iridotomia, que cria uma pequena abertura na íris para facilitar o fluxo de líquido, ou a ciclofotocoagulação, que visa diminuir a produção de líquido intraocular.

Fatores de risco e detecção precoce do Glaucoma.

O glaucoma é uma condição ocular complexa e multifatorial, e alguns fatores de risco estão associados ao seu desenvolvimento. É essencial estar atento a esses fatores para uma detecção precoce e tratamento adequado. 

Abaixo estão os principais fatores de risco e as atenções necessárias relacionadas ao glaucoma:

Pressão intraocular elevada:

A pressão intraocular elevada é considerada um dos principais fatores de risco para o glaucoma. 

No entanto, é importante observar que algumas pessoas com glaucoma têm pressão intraocular normal e, estatisticamente, nem todos os indivíduos com pressão elevada desenvolverão a doença.

Portanto, a pressão intraocular é apenas um dos fatores a serem considerados.

Histórico familiar:

Ter parentes próximos com glaucoma, como pais ou irmãos, aumenta o risco de desenvolver a doença. 

É importante informar ao oftalmologista sobre qualquer histórico familiar do tipo, para que seja dado o devido acompanhamento.

Idade avançada:

O risco de glaucoma aumenta com a idade. Indivíduos com mais de 60 anos têm maior probabilidade de desenvolver a doença. Portanto, é especialmente importante que pessoas nessa faixa etária realizem exames oftalmológicos regulares para detectar qualquer sinal.

Lesões oculares prévias ou cirurgias oculares:

Lesões oculares anteriores ou cirurgias oculares podem aumentar o risco de desenvolver glaucoma. É importante informar ao oftalmologista sobre qualquer lesão ocular anterior ou histórico de cirurgias oculares.

Quais os sintomas mais comuns?

Na maioria das vezes é indolor e o paciente vai perdendo a visão periférica sem perceber. Quando presentes, os sintomas podem ser:

  • Dor súbita em um olho
  • Diminuição do campo de visão
  • Visão embaçada
  • Náusea e vômito
  • Olhos vermelhos
  • Olhos com aparência inchada

É importante ressaltar que esses sintomas podem variar entre os diferentes tipos de glaucoma. Além disso, é possível que uma pessoa com glaucoma não apresente sintomas visíveis até que ocorra uma perda significativa da visão.

Como é a cirurgia?

A cirurgia para glaucoma costuma ser bastante simples, tem como objetivo diminuir a pressão intraocular ao permitir a drenagem do humor aquoso. 

  • Anestesia local e sedação leve
  • Duração de cerca de 40 minutos
  • Não há necessidade de internação

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório do glaucoma exige alguns cuidados como o uso de colírios indicados pelo médico. 

Também recomenda-se um período de repouso, que varia de acordo com cada paciente, mas, em geral, dura cerca de duas semanas.

Possuímos uma linha de atendimento exclusiva de pós-operatório para que você se sinta amparado em todas as suas dúvidas.

Para tirar mais dúvidas a respeito do glaucoma consulte os posts recomendados ou nossa página de dúvidas frequentes.

Artigos relacionados