18/1/2022

Como é o tratamento do glaucoma?

Dr. Luiz
O que é?

O glaucoma é uma lesão no nervo óptico causado pelo aumento da pressão interna do olho. Esta tende a ser uma doença silenciosa, que se não for diagnosticada e tratada, pode levar à cegueira. O que ressalta a importância de manter visitas regulares ao oftalmologista. 

São fatores de risco para o glaucoma: idade acima de 40 anos, histórico familiar, diabetes, pressão intraocular elevada, miopia, diabetes, trauma ocular e o uso indiscriminado de corticóides. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados caso tivessem diagnóstico precoce. 

O glaucoma não tem cura, mas quando diagnosticado precocemente, o tratamento pode ser muito simples, somente com o uso de colírios. 

Quais os sintomas?

Na maioria das vezes é indolor e o paciente vai perdendo a visão periférica sem perceber. Quando presentes, os sintomas podem ser:

  • Dor súbita em um olho
  • Diminuição do campo de visão
  • Visão embaçada
  • Náusea e vômito
  • Olhos vermelhos
  • Olhos com aparência inchada
Como é o tratamento?

A principal forma de tratar o glaucoma é diminuir a pressão intraocular para impedir que a lesão do nervo óptico aconteça. No IOC, uma vez diagnosticada a doença, o paciente receberá orientações médicas e solicitações de exames que podem ser realizados na própria clínica para maior conforto e segurança do tratamento. Inicialmente utilizamos colírios para diminuir a pressão intraocular. Em caso de resistência à medicação, evoluímos para o uso de laser.

Como é a cirurgia?

A cirurgia para glaucoma tem como objetivo diminuir a pressão intraocular ao permitir a drenagem do humor aquoso. 

  • Anestesia local e sedação leve
  • Duração de cerca de 40 minutos
  • Não há necessidade de internação
Como é o pós-operatório?

O pós-operatório do glaucoma exige alguns cuidados como o uso de colírios indicados pelo médico. Também recomenda-se um período de repouso, que varia de acordo com cada paciente, mas em geral dura cerca de duas semanas.

Possuímos uma linha de atendimento exclusiva de pós-operatório para que você se sinta amparado em todas as suas dúvidas.

Para tirar mais dúvidas a respeito do glaucoma consulte os posts recomendados ou nossa página de dúvidas frequentes.

Artigos relacionados