O que é?
O glaucoma é uma lesão no nervo óptico causado pelo aumento da pressão interna do olho. Esta tende a ser uma doença silenciosa, que se não for diagnosticada e tratada, pode levar à cegueira. O que ressalta a importância de manter visitas regulares ao oftalmologista.
São fatores de risco para o glaucoma: idade acima de 40 anos, histórico familiar, diabetes, pressão intraocular elevada, miopia, diabetes, trauma ocular e o uso indiscriminado de corticóides. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados caso tivessem diagnóstico precoce.
O glaucoma não tem cura, mas quando diagnosticado precocemente, o tratamento pode ser muito simples, somente com o uso de colírios.
Quais os sintomas?
Na maioria das vezes é indolor e o paciente vai perdendo a visão periférica sem perceber. Quando presentes, os sintomas podem ser:
- Dor súbita em um olho
- Diminuição do campo de visão
- Visão embaçada
- Náusea e vômito
- Olhos vermelhos
- Olhos com aparência inchada
Como é o tratamento?
A principal forma de tratar o glaucoma é diminuir a pressão intraocular para impedir que a lesão do nervo óptico aconteça. No IOC, uma vez diagnosticada a doença, o paciente receberá orientações médicas e solicitações de exames que podem ser realizados na própria clínica para maior conforto e segurança do tratamento. Inicialmente utilizamos colírios para diminuir a pressão intraocular. Em caso de resistência à medicação, evoluímos para o uso de laser.
Como é a cirurgia?
A cirurgia para glaucoma tem como objetivo diminuir a pressão intraocular ao permitir a drenagem do humor aquoso.
- Anestesia local e sedação leve
- Duração de cerca de 40 minutos
- Não há necessidade de internação
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório do glaucoma exige alguns cuidados como o uso de colírios indicados pelo médico. Também recomenda-se um período de repouso, que varia de acordo com cada paciente, mas em geral dura cerca de duas semanas.
Possuímos uma linha de atendimento exclusiva de pós-operatório para que você se sinta amparado em todas as suas dúvidas.
Para tirar mais dúvidas a respeito do glaucoma consulte os posts recomendados ou nossa página de dúvidas frequentes.