12/1/2022

Posso fazer Cirurgia Refrativa se tenho Córnea Fina?

No items found.

A Cirurgia Ocular a Laser é o tratamento definitivo para correção de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Vista Cansada (Presbiopia). Porém, alguns pacientes apresentam na avaliação pré-operatória uma Córnea Fina. Neste artigo, saiba em quais condições uma Córnea Fina pode ser um empecilho para a Cirurgia a Laser.[caption id="attachment_9956" align="aligncenter" width="840"]

Medida da espessura da córnea através de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de Córnea[/caption]

O que é uma Córnea Fina?

A maioria das pessoas tem 530 micra de espessura na Córnea. Uma Córnea pode ser considerada fina quando tem abaixo de 500 micra.

Córnea Fina e Cirurgia Ocular a Laser

Com a atual tecnologia, raras são as situações nas quais uma Córnea Fina não possa ser operada. Graus muito elevados podem ser um impedimento em alguns casos, mas hoje existem novos recursos que podem permitir que Córneas mais finas, que tiveram o tratamento contraindicado no passado, possam ser operadas com segurança.

Por que a Córnea Fina pode ser um problema?

A Córnea é uma lente. Para se corrigir o grau, as Cirurgias a Laser precisam diminuir a espessura da Córnea proporcionalmente ao grau existente.Existem 3 técnicas cirúrgicas diferentes que podem ser utilizadas para a correção do grau: LASIK, PRK e SMILE. Elas variam entre si pela quantidade de tecido removido, e pela região da Córnea onde o laser será aplicado.Os especialistas do IOC utilizam vários recursos cirúrgicos para tratar as Córneas Finas, utilizando técnicas de confecção de flaps (“abas” da Córnea) muito finos, combinando com zonas menores de aplicação de laser.Além disso, a nova tecnologia de cirurgia SMILE remove seletivamente o tecido corneano, poupando a camada mais externa da Córnea, que é a mais resistente.Venha saber por que o IOC, hoje,consegue tratar pacientes que já foram contraindicados para esta cirurgia no passado.No procedimento de LASIK, um flap ou "aba" de tecido da Córnea é criado, para que então o laser possa corrigir o grau necessário. Essa aba de tecido tem aproximadamente 90-100 micrômetros de espessura. Em Córneas Finas, isso pode ser um problema.Uma atenção especial deve ser dada nestes casos porque a realização de uma Cirurgia Refrativa em Córnea fina demais pode aumentar o risco de Ectasia de Córnea no pós-operatório, o que reduz a acuidade visual.

Quais pacientes com Córnea Fina podem operar?

[caption id="attachment_9954" align="alignright" width="465"]

Pentacam Córnea Fina

A espessura da Córnea pode ser medida pela paquimetria, realizada no IOC através do Exame Pentacam, por exemplo.[/caption]Até mesmo pacientes com Córneas em torno de 460-470 micrômetros de espessura podem ser operados com sucesso através da Cirurgia Ocular a Laser, após uma cuidadosa avaliação pré-operatória que considere outros aspectos corneanos.O PRK, também chamado de Transepitelial de Superfície pode ser uma boa alternativa ao LASIK para os pacientes que têm Córnea Fina, porque ele não requer a criação de um flap para corrigir o grau. Nesta modalidade cirúrgica, o próprio laser faz a ablação do epitélio da Córnea (a camada mais superficial) para depois corrigir o grau. Após alguns dias, então, esse epitélio se reconstitui. Uma outra novidade que é uma boa alternativa ao LASIK nestes pacientes é o VisuMax SMILE: a terceira evolução da Cirurgia Ocular a Laser. O IOC acaba de disponibilizar com exclusividade no sul do Brasil este tipo de procedimento. O VisuMax SMILE conta com um laser de femtossegundo, capaz de corrigir o grau através de uma Córnea intacta. Este método inovador cria uma pequena lentícula com o grau a ser corrigido e faz a sua retirada através de uma microincisão de apenas 3 mm. O VisuMax SMILE é o procedimento com menor grau de impacto na biomecânica da Córnea, por tirar muito menos tecido de sua superfície. Por isso, é uma excelente alternativa em alguns pacientes com Córnea Fina.

Saiba se você pode realizar a Cirurgia Ocular a Laser com a Linha Expressa do IOC Laser Center

Se você já ouviu que esta cirurgia não era para você, venha saber como as novas tecnologias somadas à grande experiência cirúrgica do IOC podem possibilitar o seu procedimento. Isso depende de uma cuidadosa análise pré-operatória através de exames de última geração e de uma equipe capacitada para fazer essa avaliação. Você encontra tudo isso no IOC.E para atender a essas necessidades, o IOC Laser Center criou a Linha Expressa de atendimento: uma modalidade sem guias, sem sala de espera e com atendimento agendado para você saber se é um candidato à Cirurgia Ocular a Laser. Agende sua visita através do (41) 3322-2020. Nossa equipe está aguardando por você!

Artigos relacionados