Crosslinking - uma revolução no tratamento do ceratocone

No items found.
Para quem é indicada?

Pacientes com ceratocone.

Quais as vantagens do Crosslinking?

Uma das mais importantes evoluções na medicina da visão nas últimas décadas envolve o tratamento do Ceratocone, doença que gera uma deformação da córnea, tornando-a mais curvada, no formato que lembra um cone. Trata-se da Cirurgia de Crosslinking, procedimento cirúrgico que retirou um grande número de pacientes da fila do transplante de Córnea, que até meados dos anos dois mil era a única abordagem para corrigir a doença em seus estágios mais avançados.

Como é a cirurgia?

O Crosslinking fortalece o tecido corneano, impedindo que a deformidade aumente e a doença progrida. A técnica consiste na aplicação de raios ultravioleta na superfície da córnea com o objetivo de fortalecer as fibras de colágeno do olho.

O Instituto de Oftalmologia de Curitiba também é precursor no uso da tecnologia a laser para corrigir as distorções na córnea causadas pelo ceratocone. Ou seja: além de fortalecer a córnea com o Crosslinking, impedindo a progressão da doença, o IOC corrige, em um único procedimento, as deformidades ocasionadas pelo ceratocone, evitando a necessidade de novas cirurgias. Esse tratamento é o Crosslinking com laser guiado por topografia.

Antes de realizar o procedimento, o paciente passa por um mapeamento do relevo da córnea e as informações são repassadas ao laser, que identifica os locais em que as deformidades são mais aparentes e cria um plano de tratamento para amenizar a distorção, melhorando a qualidade da visão.

Como é o pós-operatório?

Durante a realização do Crosslinking, precisamos remover a primeira camada celular da córnea, para facilitar a absorção da Riboflavina, medicação que favorece o fortalecimento das fibras de colágeno corneano. Para garantir a recuperação da córnea, é instalada uma lente protetiva no olho, que será retirada pelo cirurgião no quarto dia do pós operatório.

Durante o processo de recuperação do epitélio pode haver desconforto, lacrimejamento, ardência, e sensibilidade à luz. Estes sintomas estão presentes no primeiro dia, e melhoram muito após as primeiras 24 horas. O repouso, uso de colírios e ambientes com pouca luz amenizam muito estes sintomas.

Dentro de 4 dias os sintomas desaparecem completamente, permitindo o retorno às atividades cotidianas. O paciente também pode retomar suas práticas esportivas depois de 15 dias,

Após a cirurgia de Crosslinking, uma série de colírios serão prescritos: colírios antiinflamatórios, analgésicos, anestésicos, lubrificantes e antibióticos. Estes últimos deverão ser utilizados de 3 a 4 vezes ao dia, nos primeiros dias. É preciso tomar um cuidado especial para não contaminar o frasco do colírio, higienizando as mãos antes de usá-los e evitar tocar na ponta do frasco. Também é importante não encostar o frasco do colírio no olho durante sua aplicação.

Procure permanecer longe de áreas com muita poeira, fumaça ou com vapores químicos, que podem causar irritação ocular.

Caso queira saber mais informações sobre o ceratocone e seu tratamento, confira os posts relacionados ou nossa seção de dúvidas frequentes.

Artigos relacionados