7/12/2023

Glaucoma: como tratar?

Dr. Luiz

O Glaucoma é uma doença ocular crônica capaz de causar cegueira irreversível se não for tratada a tempo. Na maioria das vezes não causa sintomas no início da doença.

Essa enfermidade não tem cura, mas tem tratamento. Em sua grande maioria pode ser controlada com terapia adequado e acompanhamento contínuo.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de evitar a progressão da doença e/ou perda da visão.

O aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma, ou seja, para a lesão no nervo óptico.

O controle da pressão intraocular é o único fator modificável para o tratamento da doença.

Como o glaucoma se desenvolve?

O olho contém um líquido (humor aquoso) que circula continuamente. Há a produção e escoamento por uma região de drenagem (ângulo camerular). No glaucoma ocorre uma diminuição no escoamento desse líquido, o que faz com que o humor aquoso se acumule e aumente a pressão intraocular.

O aumento da pressão no interior do olho, no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas que formam o nervo óptico. A perda progressiva das fibras nervosas provoca a perda da visão de forma irreversível.

Portanto, o glaucoma é a lesão ou destruição do nervo óptico provocado pelo aumento da pressão no interior do olho.

Fatores de Risco

Existem fatores de risco que favorecem o desenvolvimento do glaucoma, entre eles: idade (acima de 40 anos), idade avançada; hipertensão ocular; miopia elevada; hereditariedade; raça negra e asiática; uso de corticoide, trauma ocular, doenças inflamatórias e reumatológicas.

Como descobrir a doença?

O glaucoma pode ser detectado somente com exame cuidadoso pelo oftalmologista. O médico mede a pressão intraocular, examina o nervo óptico em exame de fundo de olho. E na suspeita, quando necessário, solicita exames complementares como campimetria, tomografia de coerência óptica, teste provocativo, paquimetria, estereofoto de papila e gonioscopia.

Como é o tratamento?

O tratamento do glaucoma consiste na redução da pressão intraocular.

A redução da pressão intraocular pode ser realizada com tratamentos clínico medicamentoso e/ou laser e/ou com intervenção cirúrgica.

Cada tratamento é individualizado conforme gravidade, subtipos de glaucoma, tolerância e/ou preferência do paciente.

Tratamento clínico medicamentoso

Existem uma variedade de classes de medicamentos tópicos (colírios) para uso contínuo diário instilando de 1 até 3 vezes ao dia. Também há medicamentos em forma de comprimidos para uso oral e também a injeção intravenosa de substâncias hiperosmóticas para a redução da pressão intraocular.

Tratamento com Laser

O uso de laser no tratamento do glaucoma depende do tipo de glaucoma.

Para o glaucoma de ângulo aberto podemos fazer o tratamento com laser no ângulo camerular com a técnica de Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT) ou Trabeculoplastia com Laser de Argônio (ALT).

Para o glaucoma de ângulo fechado o tratamento padrão ouro é a realização de iritotomia com yag laser ou iridotomia cirúrgica, caso seja necessário.

Para o glaucoma de ângulo fechado por íris em plateau pode haver indicação de iridoplastia a laser.

Já nos casos de crise de glaucoma agudo a pressão intraocular deve ser reduzida imediatamente com medidas clínicas instilando colírios hipotensores e a infusão venosa de manitol. Após a estabilização clínica deve ser realizado a iridotomia com yag laser.

As diversas modalidades de tratamento com laser e o tipo do laser utilizado dependem da avaliação individualizada para cada paciente.

Tratamento cirúrgico

Existem diversas cirurgias antiglaucomatosas.

As cirurgias minimamente invasivas são, em sua maioria, cirurgias angulares reservadas para glaucomas iniciais a moderados. Entre as cirurgias angulares estão incluídas: implantes de drenagem iStents; Stent inject; Xen; Trabeculotomia com Kahook Dual Blade(KDB); Gonioscopy Assisted Transluminal Trabeculotomy (GATT).

Em casos de glaucoma avançado sem controle com tratamento clínico é indicado realizar acirurgia fistulizante para glaucoma (Trabeculectomia), que é a cirurgia convencional para glaucoma.

Quando ocorre falência da cirurgia convencional ou na impossibilidade de realizar a cirurgia fistulizante, restam as cirurgias de implante de drenagem com tubo de silicone posicionado na câmara anterior com prato distal subtenoniana/conjuntival (tubo de Ahmed ou tubo Susanna ou tubo Molteno).

Em casos muito avançados, baixa visão ou olho cego doloroso e descontrole pressórico é indicado procedimentos ciclodestrutivos (ciclo crioterapia, ciclo fotocoagulação).

Conheça o IOC

Você já ouviu falar sobre o Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC)? Se não, está prestes a descobrir um mundo de possibilidades para uma visão mais nítida e vibrante.

No IOC, não apenas aprimoramos a saúde ocular, mas também elevamos a experiência oftalmológica a um nível totalmente novo.

Somos mais do que um instituto; somos pioneiros em inovação oftalmológica. Nossos especialistas altamente treinados se dedicam a compreender suas necessidades individuais e criar soluções personalizadas.

Quando você escolhe o IOC, está optando por décadas de experiência combinada com o que há de mais recente em tecnologia.

Toque no botão abaixo e conheça o IOC.

Artigos relacionados