Injeção intravítrea

Dr. Luiz
Dr. André Luis
Dra. Nara

A Injeção Intravítrea ou Intraocular é um método cada vez mais popular no controle de uma série de doenças da Retina, dado seus excelentes resultados.  Apesar de parecer dolorosa ou até mesmo assustadora, a injeção intravítrea é um procedimento simples, seguro e que causa desconforto mínimo.

Para quem é indicada?
  • Portadores de DMRI (degeneração macular relacionada à idade)
  • Portadores da Retinoplastia diabética
  • Pacientes com oclusão das veias da retina
  • Alguns casos de Endoftalmite, Uveíte, Edema Macular Cistoide e  Membrana Neovascular de Coroide
  • Tratamento de infecção por Citomegalovírus (CMV) em pacientes com AIDS.
  •  Tratamento de Linfoma com acometimento ocular


Como é o procedimento?

Ao chegar para o procedimento, o paciente será anestesiado através de gotas de colírio e terá sua pupila dilatada. Uma vez que a pupila esteja dilatada a injeção é aplicada e o paciente fica em repouso por mais alguns minutos. Da chegada à clínica até o retorno do para sua casa, o período normal de duração é de cerca de 30 minutos.

A Injeção nos olhos dói?

Ao contrário do que se pode pensar, a Injeção Intraocular é um procedimento completamente indolor. A anestesia com gotas de colírio é o suficiente para evitar a sensação dolorosa durante a injeção ocular. No pós-operatório, você pode sentir um leve desconforto.

Como é o pós-operatório?

Após a injeção, o paciente deve seguir algumas recomendações, como uso de um colírio antibiótico nos primeiros 3 dias. No dia seguinte ao procedimento já é possível retomar à rotina normalmente, sendo vedada a prática de atividades esportivas intensas na primeira semana após o procedimento.

Para saber mais a respeito do tratamento destas e de outras condições, consulte nossos conteúdos relacionados e nossa seção de dúvidas frequentes.

Artigos relacionados