12/1/2022

Miopia e Astigmatismo juntos

No items found.

A Miopia é uma doença ocular caracterizada pela dificuldade para enxergar objetos à distância, enquanto que o Astigmatismo é ocasionado por uma irregularidade na Córnea (a lente mais externa do olho) ou no Cristalino (a lente interna do olho), ocasionando dificuldade para enxergar objetos tanto de longe como de perto. Ambas essas condições fazem parte dos Erros de Refração e podem ocorrer juntas em um mesmo olho, fenômeno conhecido por Astigmatismo Miópico.

Miopia e Astigmatismo juntos

Qual é a causa desses problemas?

Normalmente, os raios de luz que entram pelos nossos olhos convergem a nível da Retina, responsável por captar o estímulo luminoso e iniciar sua conversão em uma imagem visível. Na Miopia, por conta do aumento do diâmetro do globo ocular, deixando o olho mais alongado, os raios passam a convergir antes de atingirem a Retina, o que torna a visão de longe embaçada.Já o Astigmatismo não é ocasionado por uma anomalia no tamanho do globo ocular e sim por imperfeições em uma ou ambas as lentes naturais do olho (a Córnea e o Cristalino). Por conta dessas imperfeições, pode surgir visão embaçada tanto para objetos de perto como de longe. O formato da distorção varia conforme o eixo em que o Astigmatismo se estabelece.Outro distúrbio de Refração, a Hipermetropia, é virtualmente o contrário da Miopia: neste caso, por conta de uma redução no diâmetro do globo ocular, que deixa o olho mais curto, há a convergência dos raios de luz após a Retina, tornando a visão de perto embaçada. Por conta de sua causa ser o oposto da Miopia, essas duas doenças nunca podem coexistir em um mesmo olho.Mas é possível, também, a existência de Hipermetropia e Astigmatismo juntos.

Existe tratamento para ambos os problemas?

Embora existam no mercado lentes de grau e lentes de contato disponíveis para tratar tanto a Miopia como o Astigmatismo em um mesmo olho, as opções são limitadas para portadores de graus elevados de uma ou ambas as condições.A opção mais eficaz para tratamento do Astigmatismo Miópico é a Cirurgia de Refração a Laser, LASIK. No IOC, esse tratamento é personalizado para cada paciente. Em uma avaliação inicial, as características do seu Astigmatismo e a presença ou não de Miopia associadas serão verificadas. Os dados da curvatura da Córnea e o grau de cada alteração em diferentes pontos corneanos será verificada através de um Topografia de Córnea.Este importante exame é capaz de fornecer informações valiosas que serão enviadas ao excimer laser, a máquina que efetivamente realizará a correção do grau tanto da Miopia como do Astigmatismo através da ablação da superfície da Córnea.O IOC também utiliza a técnica Contoura, um modelo personalizado de cirurgia a laser guiada por Topografia, utilizada nos pacientes portadores de Miopia e Hipermetropia com ou sem Astigmatismo associado. Esta nova modalidade de tratamento personalizado faz com que 30% das pessoas operadas alcancem uma visão melhor do que possuíam antes com seus óculos.Se você é portador de Miopia e/ou Astigmatismo, o IOC tem à disposição uma equipe experiente e especializada em Erros de Refração pronta para realizar a avaliação do seu caso e indicar o tratamento ideal. Agende sua consulta através do formulário abaixo e venha conhecer o que temos a oferecer.

Artigos relacionados