15/1/2022

O que é ceratocone

No items found.
O que é?

O ceratocone afeta a córnea, tornando-a progressivamente irregular, no formato de cone. Essa deformidade causa miopia e astigmatismo muito irregulares, que diminuem muito a visão. Tem um componente genético e inicia-se geralmente na puberdade. Geralmente o diagnóstico acontece durante os exames de rotina de uma consulta. Alguns dos fatores de risco relacionados ao ceratocone são: histórico familiar e condições alérgicas que instiguem a pessoa a coçar os olhos.

O tratamento do ceratocone foi revolucionado com a chegada do Crosslinking, uma técnica cirúrgica que promove o fortalecimento da córnea, estabilizando a ectasia. O IOC foi pioneiro nessa cirurgia no Brasil e realiza o Crosslinking junto com o tratamento guiado por topografia para regularizar parte das deformidades ocasionadas pelo ceratocone e a seguir fortalecer a córnea. Antes disso, uma das únicas opções viáveis era o transplante de córnea, uma opção muito mais invasiva e demorada.

Quais os sintomas?
  • Dificuldade de enxergar à noite
  • Fotofobia
  • Graus de miopia e astigmatismo irregulares
  • Visão dupla
Como é o tratamento?

O tratamento pode ser realizado através da cirurgia de Crosslinking, do implante de anéis intraestromais (para graus leves e moderados) ou, ainda, transplante de córnea.

O IOC utiliza uma técnica exclusiva de tratamento: laser guiado por topografia para melhorar a irregularidade corneana e, logo após, é realizado o Crosslinking, que irá fortalecer a córnea. Por isso, o IOC tem orgulho de ter transformado a vida de centenas de pacientes. Agende uma consulta para avaliação.

Quais as vantagens da técnica exclusiva do IOC?
  • Procedimento altamente personalizável, atendendo às necessidades de cada paciente
  • Não exige internação
  • Anestesia por gotas de colírio
  • Estabiliza a progressão da doença

Para tirar mais dúvidas a respeito do ceratocone consulte os posts recomendados ou nossa página de dúvidas frequentes.

Artigos relacionados