12/1/2022

Pode tomar banho com lente de contato?

No items found.

Uma dúvida bastante comum dos leitores e pacientes usuários de lentes de contato é se podem tomar banho com lente de contato sem maiores prejuízos à saúde. Neste artigo, vamos resolver algumas das principais dúvidas a respeito do uso de lentes de contato e sua relação com a água.

Pode tomar banho com lente de contato

Posso tomar banho com minhas lentes de contato?

Tomar banho com as lentes de contato não é recomendável, tanto do ponto de vista da sua saúde como da conservação das lentes de contato. Tomar banho portando as lentes de contato é um dos erros mais comuns pelos usuários de lente.

Quais os riscos envolvidos?

As lentes de contato são compostas de tecido gelatinoso que absorve água com bastante facilidade. A água de qualquer fonte pode estar contaminada com uma série de microorganismos patogênicos (causadores de doenças) que incluem bactérias, vírus, fungos, amebas e parasitas.Além disso, a superfície dos olhos em contato com as lentes são bastante sensíveis e propensas à irritação e à infecção ocular. Outro agravante está no fato de eventuais microorganismos, se adentrarem a região entre a lente de contato e a superfície ocular, terão um tempo de contato prolongado com os olhos, o que torna propenso o surgimento de infecções.

Água de piscina e de praia apresentam os mesmos riscos?

Esse tipo de água apresenta riscos ainda maiores, devido a ser mais comum a existência de microorganismos com alto índice de patogenicidade, ou seja, que costumam causar infecções oculares mais graves. Entre eles, estão a Acanthamoeba, ameba que está ligada a infecções graves da Córnea.

Que doenças posso contrair se tomar banho com lentes de contato?

As infecções causadas pela contaminação da lente de contato geralmente são de difícil controle. Muito possivelmente infecções causadas por microorganismos menos agressivos são controladas pelo próprio mecanismo natural de defesa do organismo, considerando que a lágrima possui uma grande quantidade de anticorpos. Para que uma infecção aconteça, a barreira de defesa do epitélio precisa ser vencida. O processo inicial é uma Ceratite do olho (inflamação da Córnea) seguida por uma Úlcera corneana (quebra de continuidade do epitélio corneano).Apesar de rara, a doença é muito mais comum em usuários de lentes de contato, especialmente aquelas de uso prolongado e de silicone hidrogel, em contraste às lentes de contato macias e de descarte diário. Quando rapidamente diagnosticada e tratada não resulta em complicações. Porém, casos de agentes mais agressivos podem levar a tratamentos muito demorados. Algumas infecções podem trazer outras complicações oculares e, eventualmente, casos drásticos evoluindo para perfurações da Córnea e suas complicações, podem comprometer de forma irreversível a visão.

Como evitar esse problema?

Se na correria do dia a dia é impossível tirar as lentes antes do banho, evite manter os olhos abertos em contato com a água. Evite também banhos em lagos ou lagoas de água parada. Outra maneira seria optar por fazer uma Cirurgia Refrativa por Laser. É um tratamento muito seguro, com raras complicações e de periculosidade muito mais baixa do que os casos de infecção que acompanham as lentes de contato.A Cirurgia Refrativa a Laser é um procedimento indolor, seguro, rápido (em média de 2 segundos por grau) e com anestesia através de gotas de colírio.O IOC disponibiliza para seus pacientes o Laser Center, um andar inteiro da clínica reservado aos pacientes que são candidatos a uma Cirurgia Refrativa, e conta em seu leque de opções técnicas avançadas como o VisuMax SMILE e o Contoura, capazes de trazer ótimos resultados e rápido retorno às atividades diárias.Agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha realizar sua avaliação.

Artigos relacionados