12/1/2022

Por que a cirurgia ocular a laser para correção da visão se tornou tão segura?

No items found.
cirurgia ocular a laser

A cirurgia ocular a laser é um dos procedimentos mais seguros que existem na Medicina. Ela pode ser usada para correção de todos os problemas refrativos da visão, como casos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia, e têm o objetivo de devolver a acuidade visual dos pacientes. O procedimento é rápido, indolor e muito preciso, permitindo um breve retorno às atividades no mesmo dia.Mas como a tecnologia e o conhecimento médico evoluíram tanto ao longo dos anos? Por que a cirurgia ocular a laser para correção da visão se tornou tão segura? Entenda:

Como surgiu a cirurgia ocular a laser?

O uso do laser em procedimentos diagnósticos e de tratamento na Medicina começou na década de 60, principalmente na Dermatologia. Para a Oftalmologia, durante os anos 70 a correção da Miopia, por exemplo, era feita com lâminas (como o bisturi de diamante) e requeria extrema habilidade manual do médico. Por esse motivo, a precisão do procedimento e a recuperação do paciente eram mais difíceis que atualmente. Com o surgimento da técnica LASIK em 1989, tudo ficou mais simples: a cicatrização, os resultados e até a dor melhoraram drasticamente.

A evolução das cirurgias guiadas por Topografia

Exames de Topografia da Córnea e Tomografia identificam irregularidades no relevo da Córnea que interferem na qualidade da visão e podem ser corrigidas durante a cirurgia, trazendo como resultado uma melhor visão do que o tratamento que tem por objetivo corrigir somente o grau.Assim, surge a cirurgia refrativa personalizada: os resultados obtidos a partir de exames de topografia são repassados ao laser que realizará a cirurgia, aumentando assim o sucesso na correção de imperfeições do relevo da Córnea.

Procedimento ambulatorial sem necessidade de internação

Toda cirurgia ocular a laser é realizada em poucos minutos e pode ser realizada em ambos os olhos no mesmo dia. Após uma avaliação inicial, o paciente é levado para o local onde será feito o procedimento. Em seguida, algumas gotas de colírio anestésico são aplicadas e a cirurgia de fato começa. A cirurgia em si é rápida (duranto aproximadamente 8 minutos para ambos os olhos) e não requer pontos de sutura. No pós-operatório são aplicados colírios antibióticos para prevenir infecções e o paciente estará pronto para ir para casa. Saiba mais: cuidados no pós-operatório de Cirurgia Refrativa

Rápida recuperação e breve retorno às atividades do dia-a-dia

A recuperação da cirurgia ocular a laser é rápida e acontece sem complicações quando as orientações médicas são seguidas à risca. A maioria dos pacientes já dirige no dia seguinte e pode trabalhar no computador com moderação. O paciente operado deixa de usar óculos imediatamente e a visão segue melhorando nas primeiras semanas.A evolução tecnológica permitiu que a cirurgia ocular a laser se transformasse em um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros da Medicina, realizados no mundo todo. Com o uso das diferentes técnicas, é possível livrar-se dos óculos, sentir-se mais seguro consigo mesmo e até experimentar novas atividades, como esportes de natação e mergulho sem a dificuldade imposta por óculos e lentes, por exemplo. Antes de optar por esse procedimento, procure um médico oftalmologista de confiança, seja examinado e procure sanar todas as suas dúvidas. A melhor forma de contribuir para a segurança do procedimento é ter suas expectativas alinhadas com as possibilidades médicas.O IOC oferece um corpo clínico experiente e especializado em cirurgias oculares a laser, bem como um aparato tecnológico pioneiro. Se deseja conhecer o que podemos fazer por você, agende sua consulta no formulário abaixo e entraremos em contato. Estamos aguardando sua visita.

Artigos relacionados