Presbiopia Precoce: o que fazer?

No items found.

A Presbiopia, também conhecida por Vista Cansada, é uma alteração que surge após os 40 anos, e apresenta como sintoma a dificuldade que se passa a ter a partir desta idade, para enxergar objetos de perto, ler um livro, o cardápio de um restaurante ou a bula de um remédio. Apesar de ser comum a partir dos 40 anos, algumas pessoas podem apresentar dificuldade de ver de perto pouco antes dos 40 anos, denominando este problema como Presbiopia Precoce. É sobre ela que vamos falar hoje.

Vista Cansada Precoce

O que é a Presbiopia Precoce?

Um estudo avaliando a idade de surgimento da Presbiopia indicam que aproximadamente 35% (pouco mais de um terço) dos pacientes com Vista Cansada num grupo de trabalhadores rurais nos Estados Unidos tiveram o surgimento do problema antes dos 38 anos.A Presbiopia que surge antes dos 40 anos pode ser considerada de surgimento precoce.

O que causa a Presbiopia Precoce?

O que mais frequentemente se nota no nosso meio são pacientes que possuem Hipermetropia que não usam óculos ou se usam óculos, o grau não está corrigido na sua totalidade. Com o ajuste de uma nova receita, o paciente volta novamente a enxergar de perto, sem precisar ainda de um óculos de Presbiopia.Existe uma série de fatores de risco que podem facilitar o surgimento precoce da Presbiopia:

  • Radiação ultravioleta (excesso de exposição solar sem óculos de sol);
  • Temperatura ambiental da região onde vivem ou trabalham muito alta;
  • Hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto que surge na infância ou adolescência);
  • Doenças como Diabetes Mellitus, Esclerose Múltipla ou doenças cardiovasculares;
  • Alguns medicamentos incluindo antidepressivos, antialérgicos e diuréticos, quando usados por um longo período.

O acúmulo de um ou mais destes fatores de risco em uma mesma pessoa pode levar ao surgimento da Presbiopia em uma idade anterior aos 40 anos, idade a partir da qual a maior parte dos pacientes passa a apresentar os sintomas.

A Vista Cansada Precoce tem tratamento definitivo?

É possível ficar livre dos óculos e das lentes de contato para a Presbiopia com o tratamento por cirurgia de correção do grau a laser (cirurgia refrativa).A equipe de médicos do IOC acredita que a melhor maneira de se corrigir a Presbiopia em pacientes com menos de 60 anos que ainda não têm Catarata é através da cirurgia a laser. Mais de 4.000 pacientes já foram operados por esta técnica, utilizando um algoritmo específico desenvolvido no IOC e utilizado por médicos de várias partes do mundo. Vantagens da cirurgia da Presbiopia por laser:

  1. Cirurgia realizada por laser, evitando um procedimento intraocular.
  2. O Cristalino é mantido inalterado, postergando uma cirurgia de Catarata em muitos anos.
  3. Os dois olhos são operados no mesmo procedimento.
  4. Rápida recuperação, permitindo dirigir no dia seguinte.

Conheça as novidades do IOC para a correção da Presbiopia e de outros erros de refração:

  1. Em 2018, o IOC traz com exclusividade um novo laser, o VisuMax SMILE. Uma nova tecnologia em laser que permite corrigir o grau sem o flap do LASIK e sem a remoção do epitélio do PRK.
  2. Contoura: uma nova programação de cirurgia que trata graus ocultos de Astigmatismo, que não são encontrados nos exames de refração para os óculos, superando a visão de 40% das pessoas operadas por este método.
  3. Criação do Laser Center, um andar exclusivo dedicado somente aos pacientes de cirurgia refrativa por laser.

Deseja saber se você é um candidato à cirurgia para Presbiopia? Agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha conhecer nossa tecnologia e profissionais experientes à sua disposição. Estamos aguardando por sua visita.

Artigos relacionados