12/1/2022

Usar Lentes de Contato faz mal à saúde? Existe tratamento definitivo?

No items found.

As Lentes de Contato são uma alternativa bastante popular ao uso dos óculos para corrigir os Erros de Refração: Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia. O que muitos não sabem é que o uso por longo tempo ou inadequado deste dispositivo aumenta as chances do surgimento de doenças oculares sérias. Neste artigo, descubra se usar de Lentes de Contato faz mal à saúde e conheça o tratamento definitivo que pode fazer você abandonar os óculos e lentes de contato de uma vez por todas.

Sintomas de que algo está errado

Os sintomas de uma inflamação ou infecção ocular são semelhantes e incluem:

  • Dor ou desconforto ocular;
  • Vermelhidão anormal;
  • Aumento da secreção lacrimal;
  • Presença de secreção purulenta ou amarelada;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Sensação de queimação ou coceira;
  • Visão borrada;
  • Inchaço na região das pálpebras;

Antes de uma cuidadosa avaliação oftalmológica, não podemos saber se estamos frente a uma inflamação ocular ou uma infecção (presença de microorganismos patogênicos) ocular.

Ceratite Microbiana: um sério risco à saúde

A doença ocular mais grave e que tem o seu risco aumentado em usuários de lente de contato é a Ceratite Microbiana, uma infecção da Córnea causada por vírus, bactérias ou fungos que invadem o tecido corneano lesionado pela lente de contato. A evolução da doença pode acontecer de modo significativamente rápido e pode levar à cegueira irreversível em alguns casos.A incidência anual da Ceratite Microbiana em portadores de lentes de contato é de aproximadamente 4,8 a cada 10.000 usuários. A frequência varia bastante de acordo com o tipo de lente utilizada:

  • 0,9 a cada 10.000 usuários de lentes de descarte diário;
  • 3,1 a cada 10.000 usuários de lentes diárias macias;
  • 4,5 a cada 10.000 usuários de lentes diárias de silicone hidrogel;
  • 11,7 a cada 10.000 usuários de lentes de contato macias de uso estendido;
  • 19,4 a cada 10.000 usuários de lentes de contato de silicone hidrogel de uso estendido.

Além da incidência de Ceratite Microbiana ser maior em usuários de lentes de silicone hidrogel de uso estendido, a frequência de perda de visão após o problema também aumenta.O risco também é maior para pessoas que entram em piscinas ou na praia portando lentes de contato. Além disso, nessas regiões, bactérias mais resistentes e que causam Ceratites de características mais graves, como as do gênero Pseudomonas, podem entrar em contato com a superfície dos olhos.

Os riscos variam com o tipo de lente de contato?

Todos os tipos de lentes de contato podem fazer mal à saúde se manipuladas de maneira incorreta. Porém, o tipo de material da lente tem influência nas chances de algum problema surgir. As infecções oculares são mais comuns em usuários de lentes de contato de uso estendido de silicone hidrogel, em comparação com as lentes de contato macias.

O que fazer caso os sintomas surgirem?

Se você utiliza lentes de contato e apresenta quaisquer destes sintomas, é importante procurar um médico e deixar de usar as lentes de contato. Não é possível determinar que tipo de inflamação ou infecção você está tendo, sem a avaliação cuidadosa de um bom oftalmologista. Para casos mais agudos e de rápida evolução, o IOC oferece o IOC Agile, um pronto-atendimento 24 horas em Curitiba, sem necessidade de agendamento de consulta.

Cirurgia Refrativa a Laser: o tratamento definitivo

Usuários de óculos e lentes de contato podem se beneficiar das revolucionárias técnicas de Cirurgia Ocular Refrativa a Laser que permitem o tratamento definitivo da Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Assim, não será mais necessário utilizar óculos ou correr os riscos à saúde inerentes ao uso de lentes de contato.A Cirurgia Refrativa é um procedimento rápido, indolor e seguro, com anestesia sendo realizada por meio de gotas de colírio.Depois da cirurgia, você terá liberdade para praticar atividades na água (piscina ou praia), não terá mais dificuldades para se maquiar, terá uma melhora da autoestima e jovialidade e não se preocupará com a perda dos óculos ou lentes, ou a necessidade de ter mais óculos ou lentes espalhados por onde você costuma estar.

Qual o preço da Cirurgia Refrativa?

O preço da Cirurgia Refrativa varia de acordo com o tipo de distúrbio da refração a ser corrigido, o grau e outros detalhes avaliados pelos exames pré-operatórios, mas começa a partir de 2.500 reais por olho operado. Se você calcular o quanto gasta com óculos, lentes de contato e os produtos de limpeza necessários em 1 a 2 anos de uso, o valor torna-se semelhante. Assim, a longo prazo, é possível economizar realizando a Cirurgia Refrativa.

Artigos relacionados